Surfe deluxe

O milagre de Jadson

4.6.10

O milagre de Jadson*

Quando Jadson nasceu, Slater já era maior de idade, e estava prestes a entrar no tour.

Do alto de seus 38 anos e nove títulos mundiais, o americano deve ter engolido em seco ao ver um garoto de 20 anos, o mais novo surfista da elite, voando limpo para impressionar juízes e tirar de suas mãos o caneco da etapa de Imbituba. Por um momento, dentro d´água, pode ter passado pela cabeça do americano a aterrorizante ideia da passagem de bastão.

A despeito de ainda ser muito cedo para a tal troca de guarda, sobretudo com Teahupoo e Pipeline pela frente, em Imbituba o potiguar Jadson André tomou o bastão do americano. Na marra, nos reverses, no talento. Quando o swell encaixou no fundo das esquerdas, todos na praia suspeitaram – até o próprio Jadson - que o milagre da vitória brasileira, que não vinha de 1998, poderia acontecer em 2010, pelos pés do goofy mais talentoso que nossa terrinha produziu em muitos anos.

Jadson é cheio de sonhos, como todo garoto que se preze. Quando saiu da água, soltou para o assessor de imprensa oficial do evento: “é um milagre”. A diferença é que o potiguar acredita em sonhos e milagres e, mais que isso, faz por onde realizá-los. Apesar da idade – nasceu no dia 13 de março de 1990 – é um atleta maduro, consciente de suas virtudes e limitações.

Em Imbituba, ele mostrou de uma só vez uma pá de atributos indispensáveis a um campeão, além, é claro, do talento. Para vencer na elite e, mais que isso, para ganhar o respeito de seus pares, o pré-requisito básico é a regularidade. Não adianta, por exemplo, fazer 17 pontos numa baterias dos sonhos e, na fase seguinte, perder numa soma inferior a dez.

Bede Durbidge é um mestre nesse quesito – não à toa, terminou os últimos dois anos entre os três primeiros. Em Imbituba, Jadson perdeu quando podia perder, para Neco Padaratz, na primeira fase. A partir da repescagem até a final, em seis baterias, só fez placares superiores a 14 pontos – o que daria uma média de sete por onda num mar irregular.

Jadson ganhou também por ser moderno. O potiguar reza com afinco na nova cartilha da ASP, que valoriza a sucessão de manobras aéreas, progressivas. Foi tudo o que o garoto fez durante todo o evento: rodar, voar e bater forte, com a ajuda luxuosa do foguete feito pelo Ricardo Martins. A modernidade fez diferença nas quartas, contra o taitiano Michel Bourez. Na luta das pauladas do século XX contra os reverses do século XXI, venceu o mais novo.

O cara é também bom de virada. Apesar de seus 20 anos, o potiguar mostrou uma capacidade de reação invejável até por veteranos. Na semifinal contra o sempre queridinho do palanque Dane Reynolds, ficou em desvantagem no minuto final, mas teve caixa para reagir com uma onda executada de maneira perfeita, que valeu nove na opinião dos juízes.

A virada quase na regressiva foi a única forma de barrar Dane. Jadson fez um high score e não deu tempo de o americano voltar para o outside. Dane anda tão em alta com os juízes por conta de sua linha moderna que até as ondas regulares do americano valem ouro. Um perigo.

Na final contra a estrela maior do esporte, o potiguar mostrou uma das maiores virtudes no mundo cão das competições: não reverenciar os próprios ídolos. Pelo contrário, enfrentá-los. Confesso que nos últimos anos vinha sentindo um embrulho na barriga cada vez que Adriano de Souza perdia para Slater e saía da água com um olhar sereno, convencido de que tinha feito um bom papel e de que a derrota era uma contingência de competir contra Slater.

Isso me incomodava ainda mais pelo fato de Mineiro ser um surfista fascinante, capaz de ganhar do americano a qualquer momento – como acabou fazendo, mais tarde. O comportamento dele me chamou atenção especialmente na etapa de Imbituba do ano passado, quando chegou a comemorar o vice para o americano.

Na minha terra, quem quer ser campeão não se conforma com derrota. Adriano tem surfe para sonhar com um título mundial e, talvez, para ele, as derrotas serenas sejam uma estratégia para ganhar na hora certa, sem o nove vezes campeão por perto.

Mas Jadson não quis esperar a aposentadoria do americano. Colocou-o no bolso em sua primeira final, em casa, no ano de estreia no tour, para desespero do establishment.

O próprio Slater, no meio da etapa de Imbituba, dava sinais de preocupação com a molecada que atropelava as ondas. Uma repórter do Sportv perguntou ao americano que conselho ele daria aos novatos do tour. “Fiquem fora do meu caminho”, deixou escapar Slater, para depois dar um sorriso e, rindo, dizer que estava brincando. Será?

Pelas declarações que deu depois da final, num tom de mau perdedor, o americano estava mais incomodado que nunca. Nem a liderança do ranking do WT depois de quase dois anos longe do topo fez com que ele reconhecesse o talento do brasileiro:

“Eu não perdi para um Mick, um Joel ou um Jordy, que são provavelmente ameaças maiores em termos de título. A vitória de Jadson hoje é algo que provavelmente ele vai se lembrar para o resto de sua vida”, disse Slater. Qualquer semelhança com a frase dita à Teco Padaratz anos atrás, depois da vitória do catarinense sobre o americano na França, não é mera coincidência.

Na sequência, Slater deixou claro que Jadson só é um adversário em ondas como a do Brasil. “Nessas condições, será sempre duro batê-lo”, disse, desafiando o brasileiro: “Nós vamos ver se ele consegue igualar as performances em locais como Teahupoo e Pipeline.”

A frase é infeliz. Ninguém espera que Jadson vença nesses picos em seu ano de estreia. Dane e Jordy até hoje não arrumaram nada nas ondas mais pesadas do tour e contam com o respeito de Slater. E, se o problema é o da bandeira brasileira, a última vitória do americano em Teahupoo foi em 2005. Três anos depois, um brasileiro chamado Bruno Santos, que nem sequer corre o tour, atropelou os tops e faturou o título.

A vitória do potiguar vale ser creditada também ao Pinga, manager brasileiro da Oakley. Aliás, o cara vive um momento especial. Tem, em sua equipe, dois top 10 jovens e com potencial de disputar título num futuro próximo: Jadson e Mineiro. E o melhor: eles se dão bem.

A festa pela vitória brasileira ofuscou o drama de Mineiro nas oitavas-de-final. Ele surfou muito bem, mas competia contra o midas das notas no World Tour, Dane Reynolds. O americano ganhou 8,3 com uma onda de uma manobra moderna e outras duas regulares. Mineiro surfou com potência, virou a rabeta, bateu forte e deu aéreo voltando agarrado na espuma - como Slater fez em Bells, quando ganhou 8,9. A maior nota do brasileiro foi um 6,5.

Consultei amigos numa lista de e-mails, e as opiniões variaram. Mas ficou o consenso que a margem da derrota foi maior que a real. A questão é que a margem, muitas vezes, define a bateria pela questão psicológica. Correr atrás de um 9 é mais difícil que de um 7.

O importante é que Adriano está no jogo. Para ganhar, o negócio é fazer como Jadson em Imbituba: ganhar por muito, escovar, não dar margem para erros de julgamento.

* Coluna Leitura de Onda, publicada no site Waves no dia 30/04/2010

Marcadores: ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed