Surfe deluxe

Tulio Brandão por Tulio Brandão

26.3.09



Lá no além mar tem um cara chamado Tulio Brandão. Sim, um xará deste blogueiro, só que muito mais surfista, surfista de verdade. O carioca Tulio José Silva da Cunha Brandão aprendeu a surfar no Quebra-Mar, na Barra da Tijuca, mas há 13 anos busca ondas em Portugal.

Em terras lusas, o cara é surfista profissional e modelo. Quase sempre, mais surfista que modelo. Às vezes, mais modelo que surfista. "Surfe quase não dá cash aqui em Portugal." Mas não faltam patrocinadores: a Quiksilver Portugal, a Dragon, a Island Style e o shaper Bruce Mckee.

A história de modelo é influência antiga do Paulo Zulu, outro antigo local do Quebra-Mar. Entre uma onda e outra, o cara já fez trabalhos para nomes como Dolce e Gabana, Yves Saint Laurent e Galiano.

No surfe, Tulio virou local de Matosinhos, mas é conhecido por todos os picos portugueses. Tem títulos como o de campeão do Porto, campeão da Vila do Conde e campeão do Circuito do Espinho. O xará conta abaixo, numa pequena entrevista, um pouco de tudo nas ondas lusas.

SDL: Como vai o surfe em Portugal:
Tulio: "Vai evoluindo bem, mas as oportunidades não são muitas para aparecermos, pois há uma panela e favoritismos que por mais que nos esforcemos não nos deixam aparecer. Ainda assim, a evolução sem dúvida é notória, começando pelos mais novos."
SDL: Como é a vida de surfista em Portugal? Rola um reconhecimento ou é melhor se apresentar como modelo?
Tulio: Bro! Essa pergunta é forte. Aqui os dois não são assim tão respeitados, mas costumo me apresentar como modelo, pois o surfe quase não dá cash, porque os patrocinadores não estão para aí virados.

SDL: E as ondas, qual a melhor época em Portugal?
Tulio: Há muitos picos em Portugal. Vale mesmo a pena vir no fim de abril, quando as ondulações de primavera entram limpas, gerando altas ondas em todo continente.

SDL: Sente falta do Brasil?
Tulio: Sinto muita falta do meu Rio e da minha amada Barra.

SDL: Como está a mídia em Portugal?
Tulio: A mídia especializada vai se comportando muito bem, com qualidade em varios níveis. Além disso, temos tido atenção por parte de marcas fora do surfe. Isso, para nós, é muito bom.
SDL: Slater está surfando com uma prancha de bico redondo, tentando fazer manobras de skate. Por que caminho você acha que segue o surfe?
Tulio: Para uma evolução natural e o livre arbítrio. Kelly é Kelly, e sabe que pode contribuir muito para o nosso desporto. Eu também sou um adepto de mudanças, e acho que a tendência será uma evolução comandada por mentes como a do melhor surfista de todos os tempos.

SDL: E Tulio Brandão, xará, vem de onde?
Tulio: Bro! O nome Tulio me veio por herança, de meu tio, que morreu num acidente de aviação na Guerra do Ultramar, em Angola. Meu pai Telmo achou por bem homenagear o irmão pondo o nome dele em mim, e eu gosto muito. Tulio Brandão transmite força!

Marcadores: ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed