Surfe deluxe

That's bullshit!

18.3.09

Ainda não escrevi sobre os três mosqueteiros - digo, brasileiros - no tour. Andei entubado no trabalho oficial, sem tempo para outros escritos. Deu para ver apenas as baterias on demand no site da Quiksilver durante o evento da Gold Coast - foi o suficiente considerar a performance do Mineiro arrebatadora. Não ligo para o branco na final.

Antes de escrever a primeira linha sobre a primeira etapa do ano, chegou às minhas mãos - através do amigo do Surfe Deluxe Sérgio Ferreira - um texto do americano Jimmy Wilson, publicado no site da tradicional revista ianque Surfing, chamado "That's Bullshit!". É um desses escritos indispensáveis ao surfista brasileiro com um pingo de orgulho. Definitivo.

O texto fala sobre o preconceito velado existente contra o surfista brasileiro no tour. Jimmy, para provar a tese, pinçou trechos de textos sobre o Mineiro na Gold Coast e comentou-os, um a um, provando que quase sempre prevalecia o deboche, o desrespeito ou a indiferença - de uma maneira subliminar ou direta mesmo.

O louco ato desse americano - sair em defesa de brasileiros no site da Surfing - merece ser comemorado com várias Buds. Jimmy não é um brasileiro com muito orgulho e muito amor, mas teve a coragem - ou como dizem por lá, the balls - para levantar a voz num dos países que mais fomentam o preconceito contra brasileiros e outros latinos no mundo. Como o preconceito é a maior arma da ignorância, ele certamente sabe que seu texto pode ajudar muito na quebra desse paradigma.

Prova disso é que nos 35 comentários ao texto, alguns saem abertamente em defesa de Jimmy. Está certo, a maioria ainda desce o sarrafo nos brasileiros, mas já há oposição entre eles. E, dizem por aí, ganhar apoio no território do adversário é o primeiro passo para vencer uma eleição.

Leia a abaixo abertura do texto do Jimmy:

It’s a well-known fact; there is prejudice against Brazilians in the world of surfing.

You all know it, but why is it like this? I’d say it boils down to them being easy targets. There hasn’t been a legitimate Brazilian Title contender in well over a decade. They are always throwing out exaggerated claims even on average rides. They grovel every bit of the wave until it fizzles out. They are passionate and proud of their country. They are not known for having particularly smooth styles. And lastly, they are immediately written off in solid surf.

I want to ask, though: why are we so quick to write them off?
Quer ler o resto? Clique aqui para visitar o site da Surfing.

Marcadores: , ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed