Surfe deluxe

Eraldo, o dono do stand up paddle

12.7.08



Eraldo dá aula de stand up nos tubos da reserva.
(Fotos de Alvinho Duarte e Julia Worcman)

Não há como evitar, o stand up paddle avança pela costa carioca. É o surfe em pranchas de até quatro metros, que utiliza um remo como meio de propulsão. A modalidade já tem um dono: Eraldo Gueiros. Fiz matéria sobre o assunto para O Globo (leia aqui a matéria do online ou na edição deste domingo do jornal). Numa sessão de fotos realizada na última quarta, na Praia do Pepê, Eraldo era o peixe dentro d'água, parecia ter sido feito para aquele brinquedo. Não se assustem se o cara, que é um dos melhores do mundo no tow in, começar a se destacar também nas competições de ondas grandes de SUP (sigla do stand up paddle) que já rolam no Havaí. Detalhe: enquanto a massa ainda usa pranchas de 11, 12 pés, ele tá com uma 8,6.

Mas, se a modalidade crescer mesmo, o crowd carioca terá que ficar esperto. O surfista de stand up pode esperar a série atrás dos longboarders. Dentro d'água, graças ao luxuoso auxílio do remo, é a prancha com maior propulsão para entrar na onda. Ao mesmo tempo, o volume do equipamento é um ameaça aos outros surfistas e ao próprio sup surfer. O impacto de uma tora que pode chegar a quatro metros e pesar 12 quilos causa estragos. Isso sem falar do remo.

Marcadores: ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed