Surfe deluxe

O Brasil nos Hot 100 da Surfer

16.4.08

Surfe Deluxe volta das férias divulgando a lista "Surfer Hot 100 Best Young Surfers on the Planet". No enorme bolo de fenômenos do futuro, há apenas três brasileiros. Em quarto lugar, está Adriano Mineirinho, atrás apenas do sul-africano Jordy Smith, do australiano Julian Wilson e do francês Jeremy Flores. Em trigésimo-terceiro, aparece Wiggolly Dantas e, logo em seguida, o brasileiro que compete pelo Havaí Kiron Jabour. Na lista do surfe feminino e da grommet publicada pela Surfer, o Brasil passa em branco.

O texto publicado sobre Mineirinho (13/02/87) oscila entre o elogio pelo histórico de títulos e a crítica às performances em ondas mais pesadas, sobretudo as do Havaí. A Surfer lembra que, obrigado a decidir a vaga no Havaí, Adriano acabou permanecendo apenas pela "bolha de reclassificação do WQS". Mas, lembra a revista, 2008 pode ser a redenção do brasileiro, com uma nova estratégia de competição, um treinador contratado e dedicação de um tempo considerável de treino a ondas como Teahupoo e Pipeline.

Sobre Wiggolly Dantas (16/12/89) - para a Surfer, Wiggolly Dantes - a revista sai pelo caminho inverso. Diz que ele quebra o estereótipo dos surfistas brasileiros de "guerreiros de ondas pequenas" pela sua predileção por ondas como Pipeline e Teahupoo. Declarou Wiggolly: "Eu amo Pipeline por ser uma bela esquerda. De Teahupoo, gosto por ser uma onda perigosa." Faz sentido.

No parágrafo dedicado a Kiron (10/01/91), a Surfer diz que parece ter feito um "smart move" ao se mudar cedo para o Havaí. Lembra da vitória do garoto no Pro-Junior nas ondas de 8 a 10 pés de Sunset, passando por cima de outros Hot 100 mais bem posicionados, como John John Florence (n. 14) e Mason Ho (n. 18). A vitória, para a revista, mostra que Kiron é mais que um garoto apenas capaz de voar sobre o lip e soltar a rabeta.

Clique aqui para visitar o site da Surfer Hot 100.

Marcadores: , , , ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed