Surfe deluxe

O pequeno buda do Taiti

28.11.07

O iluminado Tamaroa treina seus primeiros vôos no quintal de casa (foto: www.haumaru.com)


Siddhartha Gautama atingiu a iluminação quando meditava sob uma árvore Bodhi. Ali, mudou seu nome para "Buda", fundou uma religião e transformou o mundo. Era o cara certo, na hora certa, no lugar certo. Um iluminado. O surfe, mesmo na condição de mero prazer terreno, também tem os seus eleitos. Só que, em vez da elevação espiritual, a diferença do escolhido das ondas é o talento e as empresas que resolvem jogar holofotes em cima dele.

É o caso do taitiano Tamaroa McComb, 15 anos, que depois de faturar o "King of Groms" virou o iluminado da vez no mercado. Natural do Taiti - terra de ondas excessivas e escassos competidores de ponta -, ele é a nova estrela júnior da Billabong e, com isso, candidato natural a um título mundial. O primeiro ato da empresa foi mudar o garoto para a Gold Coast, na Austrália. A partir de agora, ele se divide entre a Polinésia Francesa e a Oceania. Tamaroa vai morar a passos de Superbank e Kirra, com o shaper Dylan Longbotton.

O roteiro do moleque já está traçado pela Billabong até o WCT: em dezembro, encara a temporada havaiana, onde vai se preparar para o Billabong Pro Junior; em 2008, entorta os aussies no circuito australiano júnior da ASP; em 2009, finalmente, tenta a sorte no WQS, em busca de uma vaga relâmpago no WCT.

Tamaroa disse o seguinte: "Eu realmente gosto de competir. É um jogo que eu gosto de vencer e de me manter vencendo." No que o gerente de marketing da Billabong e mestre da linha de onda Luke Egan emendou: "Tamaroa é um dos mais interessantes surfistas júnior e uma dos mais quentes promessas que o Taiti já teve. Queremos assegurar que ele tenha todas as oportunidades para confirmar seu fantástico potencial."
Esse filme nem sempre acaba bem. Não faltam casos de iluminados que se apagaram no caminho para o WCT. Mas assim, sob o holofote de uma gigante, não há dúvida: a estrada é mais curta.

Marcadores: , , , , ,

Surfe Deluxe
Blog de notícias sobre as ondas e seus personagens, escrito com palavras salgadas pelo jornalista Tulio Brandão.
Participe!
Surfe Deluxe divide a onda. O blog é aberto à participação dos leitores, com textos e fotos. Quem tiver história ou imagem, mande para surfedeluxe@gmail.com
Créditos
Foto de fundo: Saquarema, por Fábio Minduim / Layout: Babi Veloso
Feeds RSS
» Clique aqui e receba o blog no seu agregador favorito
» O que é RSS?

Surfe Deluxe, por Tulio Brandão :: tulio@surfedeluxe.com.br :: Assinar o feed